SOBRE


BIO
Roberto Dagô (Jaguaruna, Brasil) é criador no campo das artes performativas, como intérprete, coreógrafo e diretor. Desenvolve seu trabalho em territórios de contaminação de práticas, linguagens e materialidades a partir da articulação de corpo, imagem e política, em diálogo com abordagens queer e decoloniais. Também atua como pesquisador, provocador artístico e dramaturgista em projetos de dança e teatro.
Apresentou-se em contextos brasileiros e internacionais, em países como França, Portugal, Espanha, Suíça, México, Eslovênia, Sérvia, Croácia. Em 2015, foi identificado na categoria "Influenciador das Artes" pelo projeto Retrato Brasília, uma iniciativa do Banco do Brasil com o COrreio braziliense que visava mapear a produção cultural e artística da capital brasileira.
Dagô é co-fundador da plataforma de criação franco-brasileira BRUTA Corp., é colaborador da companhia de dança Anti Status Quo, dirigida pela coreógrafa brasileira Luciana Lara, e dos coletivos artísticos transdisciplinares, Cia. Ví(Ç)eras e Coletivo Entrevazios.
Dagô é bacharel em Artes Plásticas pela UnB - Universidade de Brasília (Brasília, Brasil), com especialização em desenho, e estudou Cenografia na UTL - Universidade Tecnica de Lisboa (Lisboa, Portugal). Concluiu o master Création artistique - Arts de la scène na UGA - Université Grenoble Alpes (Grenoble, França), onde foi contemplado com a bolsa IdEX - Initiatives d'Excellence para criar a peça Bâtard sauvage na modalidade practice-based-research. Em 2022, concluiu o PACAP 5 - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (2021-2022), no Fórum Dança (Lisboa, Portugal), com curadoria e acompanhamento artístico de João Fiadeiro, com a colaboração de Carolina Campos, Márcia Lança e Daniel Pizamiglio. Neste contexto, iniciou a investigação artística Oceano Minúsculos, que deu origem ao solo Tempestade em Corpo d'água (2022), com abertura pública no TBA - Teatro do Bairro Alto. Em seguida, foi contemplado com o Apoio à criação 2022 (Fórum Dança, Lisboa), onde deu continuidade à investigação iniciando a criação de Superfície Funda.
> CV (PT) | CV (EN)
> PORTFOLIO (PT) | PORTFOLIO (EN)

BRUTA CORP.
Plataforma franco-brasileira de criação, experimentação e pesquisa no campo das artes performativas, estruturada sobre o princípio da contaminação, entre a dança, a performance e as artes visuais.
Criada em 2021 pelos artistas Ramon Lima e Roberto Dagô, Bruta Corp. nasce do desejo de desenvolver e aprofundar um espaço de diálogo, prática e reflexão artística a partir de um formato contemporâneo de agrupamento. As faíscas artísticas individuais inserem-se em um território comum propício às trocas, encontros e atravessamentos.
Enquanto plataforma, a Bruta Corp. é pensada como um lugar onde o estado bruto das coisas e afetos pode ser catalizado por meio do processo e da experimentação.